Sylvia Nasar escreveu e Ron Howard adaptou e produziu para o cinema "A Beautiful Mind", filme sobre a vida de um matemático "brilhante".
Tivesse Ron Howard conhecido os meus alunos antes de 2001, e os laureados com óscares e demais prémios seriam eles próprios e não Russell Crowe, Jennifer Connelly, entre outros... Bastava para isso que Ron Howard adaptasse a sua história a mentes brilhantes na área da Língua de Camões e o mesmo sucesso, ou ainda mais, estaria garantido.
Dia de Língua Portuguesa com uma ficha de trabalho. Texto para ler, perguntas de interpretação, gramática e funcionamento da língua. O texto intitulava-se "Eu sou o jornal" e falava, resumidamente, de como é constituído um jornal, que notícias trás, de que material é feito, da periodicidade da sua publicação, etc...
Os meus alunos, sempre dedicados, lá terminaram dentro do tempo previsto o seu trabalho. E é pouco depois, ao corrigir as fichas que me sinto completamente ofuscado pelo "brilhantismo" das suas respostas!
Perguntas de interpretação do texto:
1. Diz o que é um jornal e escreve o nome de um que conheças?
Respostas:
AR "dixit" - Vem coisas de pessoas mortas no jornal e vão para o hospital.
RM "dixit" - O Cristiano Ronaldo.
JA "dixit" - O jornal chama-se desporto da última hora.
Daqui pude extrair pensamentos e ideias interessantes. AR tem uma tendência mórbida para a desgraça, mas é também complacente com as pessoas. Estão mortas, sim, mas é melhor irem ainda ao hospital que pode ser que se salvem. Com o avanço da ciência, eu já não digo nada.
RM é um idolatra por natureza, para ele um jornal é o Cristiano Ronaldo. Nada mais certo me ocorreria responder, pois o CR7, que já foi nove, e melhor ainda 28, é por si só notícia todos os dias.
JA ataca com esta do jornal chamado "desporto da última hora"! Confesso que nunca vi este jornal nas bancas. Mas das duas uma, ou é fabricado em edições limitadas de coleccionador, ou só sai de 100 em 100 anos, porque nunca o encontrei à venda!
3. Qual a importância que tem o jornal?
Respostas:
RM "dixit" - É o futebol.
JA "dixit" - A importância que o jornal não sabem falar.
Bem, que dizer disto agora? RM apura ainda mais o sentido de realidade que lavra na sua cabeça. Haverá algo mais importante e que venda mais que o futebol???
Já JA continua "brilhante" nas suas respostas. O jornal não sabem falar. Claro que não! Fartos de pessoas chatas a falar por tudo e por nada andamos nós! É a televisão, é as filas à espera do autocarro, é os telemóveis no metro, é as velhinhas no talho e em tudo quanto é sítio... Basta! O melhor é sempre pegar num jornalinho, esse ao menos entra mudo e sai calado "dizendo" tudo o que realmente nos interessa.
5. Quando e onde se pode adquirir um jornal?
Respostas:
LP "dixit" - São afinal o meu alimento.
"Brilliant"! Em jeito de suspiro LP, não diz quando e onde se pode adquirir um jornal, mas sim, tudo o que o jornal significa para ela. Nada mais correcto não fosse a alcunha de LP "teka", porque não se cala um segundo, portanto é nos jornais que ela se alimenta de converseta para depois não se calar nas aulas e nos recreios.
La pèce de résistance surge já na parte de funcionamento da língua onde peço o seguinte: "sobre o texto, escreve uma frase composta da tua autoria"; ao que RM me responde... CAVACO SILVA! (garanto que em nenhuma parte do texto se encontra escrito ou sub-entendida a figura do presidente da república)
Espectáculo! Até eu, professor há quase dez anos, tive dificuldade em resolver este enigma que constitui a resposta do meu aluno RM.
CAVACO SILVA = Frase composta!
Uma frase composta é constituída por duas ou mais orações através de um de dois modos de ligação, coordenação ou subordinação. Ou seja, à primeira vista a resposta do meu aluno estava mal. Mas não!
RM com o seu sentido de estado homenageia o "nosso", mas não meu, PR com um anagrama brutal!
Vejamos:
- Cavaco Silva são duas palavras com 11 letras no total. 11 letras vezes duas palavras dá 22.
- Os três A´s de Cavaco Silva são utilizados. Assim como o C e o I.
- Para o E, junta-se o valor da letra C (3ª letra do alfabeto) com o valor de duas letras A (1ª letra do alfabeto), 3+1+1=5 e temos a letra E (5ª letra do alfabeto). Como Cavaco Silva são duas palavras utilizemos dois E´s.
- Para a letra N, o mesmo processo. Valor da letra L (12ª letra do alfabeto) com duas letras A. Temos então o valor 14 que corresponde ao N no nosso alfabeto. Como Cavaco Silva são duas palavras utilizemos dois N´s.
- Para a letra D, 4 de valor, é só juntar C+A.
- E por fim para a letra T, é só subtrair o valor da letra V ao valor de dois A´s.
Frase composta do RM:
CAVACO SILVA = ACIDENTE NA A22.
No fim disto tudo, os meus alunos são ou não são "mentes brilhantes"???
Nenhum comentário:
Postar um comentário